segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Plano de aula Sistema Solar - módulo 6 (reformulado)


Sistema Solar

Projeto desenvolvido com os estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental, com a proposta de tornar significativa a relação entre o ensinar e o aprender. Trata- se da necessidade de vincular a teoria à prática, facilitando o processo de aprendizagem. O estudo do Sistema Solar oferece aos estudantes a oportunidade de aprender sobre os planetas, as estrelas, as luas e o Sol. As atividades desenvolvidas pelos alunos aumentam o aprendizado e o envolvimento das crianças com os assuntos estudados. O assunto permite que os alunos criem representações do nosso sistema baseadas naquilo que aprenderam.

Plano de Aula
Modalidade/Nível de ensino: 7º ano
Componente Curricular: Ciências
Tempo previsto: 4 Aulas
Tema da aula: Sistema Solar
Conteúdo:
-Processos existentes de movimento
-Características dos Planetas que fazem parte do Sistema Solar
-O que é Sistema Solar
Objetivo Geral:
Fazer com que o aluno compreenda o que é a Terra e o Sistema Solar, sua formação e seus movimentos, tamanhos e demais características.
Objetivos Específicos:
-Conhecer o Sistema Solar
-Nomear os planetas que fazem parte Do Sistema Solar
-Definir quais são os planetas
-Caracterizar o planeta terra e seus movimentos
Competências e habilidades:
Reconhecer e empregar linguagem científica na denominação de astros, como planeta, planeta-anão, asteroides, satélites, cinturão de asteroides etc.; construir uma visão espacial inicial por meio da delimitação dos astros pertencentes ao Sistema Solar e da comparação de seus tamanhos e distâncias relativas; construir uma visão geral dos planetas.
Estratégias:
-1ª aula
Para despertar a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado, proponho alguns questionamentos que deverão ser respondidas oralmente.
 Inicio a aula perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre o sistema solar. À medida que eles forem se manifestando, anoto no quadro palavras que serão retomadas mais à frente. Utilizo projeção de slides com explicações sobre cada planeta, tamanhos, distância do sol e movimentos da terra. Para finalizar apresento alguns vídeos.
Dicas de vídeo no you tube:
http://www.youtube.com/watch?v=NEJ557IU3bg
 2ª aula
A elaboração de um mapa conceitual para proporcionar aos alunos a oportunidade de questionar e esclarecer com muita clareza o conteúdo desejado.
3ª aula
Com um melhor embasamento adquirido na aula passada proponho na sala de vídeo  uma produção de um conteúdo pedagógico digital, na forma de objetos de aprendizagem que pode ser encontrado no portal do professor, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9584/Sistema%20Solar.sw . Nele os alunos obterão informações sobre cada planeta e responderão alguns exercício de fixação.
4ª aula e 5ª aula
  Para consolidar os estudos e favorecer a visualização do sistema em escala proponho que os alunos construam em grupos uma maquete utilizando bolinhas de isopor, guaxe e massinha de modelar.
  Para finalizar, cada grupo terá que falar sobre um determinado planeta que compõe o nosso sistema solar.
Recursos:
Slides coloridos com desenhos e fotos em PowerPoint, vídeos, globo terrestre, esfera pequena de isopor e lanterna. Computador com multimídia, internet e objetos de aprendizagem. As aulas serão ministradas sala de vídeo.
 Avaliação:
Participação e desenvolvimento das atividades lúdicas apresentadas nos vídeos, participação na confecção e comparação dos planetas, representação e construção final de uma maquete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário