sexta-feira, 4 de outubro de 2013

RECICLAGEM

CURSO MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO

Elaborado por Ana Paula Paiva
Escola Estadual Maria Augusta de Ávila
Setembro/2013

O projeto consiste apresentar para os alunos a importância da reciclagem do óleo de cozinha, informando os danos que ele causa ao meio ambiente quando é descartado em rios, lagos, etc. Pois contamina todo o nosso lençol freático e toda a espécie animal e vegetal lá existente, eles acabem morrendo por necessitarem do oxigênio que é retirado quando descartamos esse óleo incorretamente. Informar também que podemos colaborar com o meio ambiente através da conscientização e que essa prática deve ser incentivada, pois o custo para a limpeza dos rios é muito alto e quem se prejudica somos nós mesmos, pois necessitamos dessa água. Nesse projeto iremos demonstrar a reciclagem do óleo aplicando-o na oficina de sabão. Dessa forma iremos demonstrar aos alunos que podemos resolver o impacto que esse óleo causa para o meio ambiente e ainda produzir sabão.

PLANO DE AULA 

  • MODALIDADE/ NÍVEL DE ENSINO: 6º ano do Ciclo II
  • COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
  • TEMPO PREVISTO: 6 aulas
  • TEMAS DA AULA: Apresentação de conceitos importantes como: seduzir, reutilizar e reciclar.
  • CONTEÚDO: A produção de lixo sólido; o descarte do lixo; lixão, aterro sanitário e coleta seletiva; o lixo doméstico; consumo consciente; a gestão do lixo nas cidades.
  • JUSTIFICATIVA: O óleo de cozinha é altamente poluente a cada litro derramado na pia é suficiente para poluir até um milhão de litros de água. 
OBJETIVO GERAL: Recolher a maior quantidade de óleo usado, e fazer com que este resíduo receba a destinação correta.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Envolver os alunos e a comunidade em benefício do meio ambiente, divulgar a importância em realizar a reciclagem.

ESTRATÉGIAS: Sensibilização; leitura; discussão em grupo; produção de textos; aulas expositivas; debates; interpretação de imagens.

RECURSOS: Dois litros e meio de óleo, meio litro de água, meio litro de soda caustica, um pouco de sabão, balde e um pau para mexer. 

AVALIAÇÃO: As respostas dos alunos para as questões de interpretação dos experimentos, debates e discussões; elaboração de textos; interpretação de imagens.

BIBLIOGRAFIA: Caderno do professor - Ensino Fundamental II, www.revistareciclarja.com , http://ecode.messa.com.br.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Identificar e comparar os principais tipos de resíduos descartados em uma residência; reconhecer vantagens e desvantagens das diferentes destinações dos resíduos sólidos; reconhecer e expressar a importância e limitações da coleta seletiva e da reciclagem do lixo; compreender e valorizar a redução, e utilização e reciclagem do lixo; avaliar e propor soluções para o gerenciamento do lixo em uma cidade; extrair e interpretar informações relevantes de textos e imagens.






EXPERIÊNCIAS EM DESENVOLVIMENTO








Nenhum comentário:

Postar um comentário